sexta-feira, 30 de maio de 2008

Edital do mestrado em administração da USP

Basta seguir o link para o edital de 2007 (ingresso em 2008).
http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/pos/arquivos/Edital%20Mestradofinal.doc
O edital de 2008 só estará disponível em Julho.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Escolher árvores para a calçada.

As árvores devem ser pensadas sobre alguns aspectos quando pensamos em utilizá-las para plantio em calçada e urbanização:


- Sombreamento;
Algumas árvores dão muita sombra, em pouco tempo, outras dão sombra apenas no verão, pois perdem as folhas no inverno (o que, se as folhas forem grandes, implica limpar a calçada).

- Tamanho;
É a coisa mais triste ver aquele espaço de 30cm x 30 cm com uma muda de ficus. Se você tem espaço para uma árvore grande, seja generoso com o buraco da calçada (faça com 1,20cm x 1,20), ou opte por uma espécie de raízes profundas e menores. Para um ficus ou um flamboyant, só se tiver mais de 2 metros de cada lado livres, ou ele vai levantar sua calçada. Algumas árvores são grandes, mas tem raízes que interferem pouco, como o pau ferro.

- Tipo de raízes;
Raizes superficiais vão levantar a calçada.

- Velocidade de crescimento;
Arvores de crescimento rápido costumam ser menos resistêntes a ventos e chuvas (pinheiros, ficus, abacateiros, por exemplo).

- Floração;
Por razões estéticas. Nada como um Ipê, ou uma quaresmeira.

- Frutíferas;
Evite frutas maiores que uma goiaba. (Ninguém gosta de encontrar uma jaca ou uma manga na capota do carro.) Algumas frutas podem manchar a pintura de carros. As frutíferas atram pássaros.

- Adaptação ao local;

Verifique as espécies do local. Há sempre diversas opções nativas.

- Perda de folhas;
Árvores caducas perdem folhas em certa época do ano, mas todas as árvores trocam as folhas eventualmente. Se você não quer varrer a calçada nunca, pense em folhas pequenas.

- Obstrução da passagem.


- Toxidade (plantas venenosas como a espirradeira devem ser evitadas).

Pense em:
Ipê amarelo - árvore de crescimento lento, atinge em geral 6 metros de altura, com flores amarelas e perda de folhas (grandes) no inverno. Sem frutos. Não prejudica a calçada. Ideal para calçadas estreitas.


Ipê Rosa. - Maior que o ipê amarelo, tem características semelhantes.

Pitangueira - Frutífera, pequena, com raízes não superficiais. As pitangas atraem pássaros, mas podem manchar carros. Onde vai bem uma pitangueira, vai bem uma amoreira.





Quaresmeira.

Tipuanas precisam de área.