terça-feira, 17 de março de 2009

Segurança enche a paciência

Você já foi barrado na porta giratória do banco, já cansou de digitar senhas e números enquanto tira e retira o cartão do caixa eletrônico... eis a sugestão que envio ao itau (o banco feito pra você):

Gostaria de enviar minha sugestão sobre o uso do caixa eletrônico e do bankline itau. É uma dica de segurança.

O sistema atual do itau me parece muito simplificado. Observe que o cliente que quer sacar 100 reais tem apenas que inserir e retirar o cartão umas seis vezes da máquina, digitar senha eletrônica e senha do cartão, digitar também o número do portador do cartão, digitar o número do tolken (agora a cada transação), digitar ainda os números gravados na frente do cartão e eventualmente trocar todas essas senhas e números por segurança a cada ano.
Ora, sugiro então que o cliente tenha também que lamber a tela a cada operação, enquanto insere e retira o cartão. A medida aumentaria brutalmente a segurança do sistema, graças a um cadastro salivar dos clientes, dirimindo quaisquer dúvidas que o lambão em questão é o tão amado cliente, para quem vocês montaram o sistema com tanto carinho.

É certo porém, que apenas o cadastro salivar não é garantia absoluta de segurança, então TODOS os outros sistemas devem ser mantidos e na medida do possível reforçados. Afinal, alguém mal intencionado poderia coletar o cuspe do cliente e tentar fraudar o sistema.
Se esse sistema parece ainda muito simples e inseguro, podemos ainda sugerir o código de barras tatuado na testa do cliente, facilmente verificável por um scanner de caixa eletrônico.

Caros, essa é a sugestão de um cliente satisfeito com as continuas melhorias no sistema de segurança do itau, a cada dia mais simples e fácil de usar, tanto no caixa eletrônico, quanto no bankilne.

Espero que tenha ajudado,
Carlos