- Quais suas referências? (não adianta vomitá-las, mas o cliente gosta de segurança).
- Você pode até vender para amigos, mas dificilmente fará amigos vendendo para alguém... Não queira "parecer" amigo do cliente. Lembre-se que essa PESSOA representa uma empresa, e provavelmente sabe o que são amigos, e o que é trabalho.
- No entanto a pessoa busca soluções, para ela e para a empresa. Aprenda a escutar.
- Venda o que está sendo pedido. Não adivinhe o que o cliente quer... isso pode irritá-lo.
- Não espere que o cliente te explique como funciona a empresa dele.
Fuja dos cliches: Todos os vendedores querem fazer o cliente acreditar que:
- ele vai ganhar dinheiro/tempo/criatividade/blablablá comprando o produto;
- O seu produto é o melhor e o mais barato. (ou a melhor relação custo benefício).
Até a moça do telemarketing do banco tenta me convencer vendendo PIC que estou fazendo o melhor investimento do mercado. Vc cai nessa? Não subestime o cliente.
- Saiba como funciona a empresa do cliente, sem ter que perguntar isso para ele.
No seu discurso, use métricas claras e corretas.
- Fale em bom português, mas de negócios (às vezes um pouco de Inglês ajuda, mas cuidado com para não soar como as "organizações tabajara").
terça-feira, 13 de novembro de 2007
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