segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Escolher o tema da dissertação, tese do TG

O principal erro na escolha de um tema para uma tese é a ambição. Sonia Vieira diz que um aluno poderia escolher o tema:"A economia brasileira hoje", obviamente ambicioso demais, que daria um bom livro, mas dificilmente uma boa tese, dado a extensão do tema e sua complexidade... Pergunte-se sempre ao escolher seu tema: Esse trabalho não é grande demais.
Por exemplo o tema:
"Casamento" daria um tese sobre sociologia? - Não daria um livro.
Restringindo um pouco
"Casamentos na sociedade do séc. XXI" - Já é melhor, mas ainda não seria uma temática simples.
"Casamentos no Brasil, no séc XXI" - Apesar de parecer muito simples, ainda é um tema extenso. Basta pensar nos diversos aspectos envolvidos: O casamento legal, a festa religiosa, a paramentação e os ritos envolvidos no processo, os casamentos urbanos, as relações no campo, a industria do casamento...

Um tema mais factível, seria:
- A industria dos casamentos no Brasil, no Séc XXI, um estudo sobre o processo decisório dos noivos.

O tema pode estragar a visão romantica do tema, mas certamente obterá uma resposta conclusiva.

As formas de restringir um tema são:
- No espaço. (Limite-se a uma região, cidade, país)
- No tempo. (Defina um momento claro)
- Escolha um angulo: econômico, administrativo, social, político, geológico, biológico. Um estudo sobre o casamento do ponto de vista biológico certamente dará resultados diversos de um estudo social do tema.

Além disso, escolha um tema importante. Ou seja, que afete um grupo de pessoas significativo, ou que seja uma questão recorrente na literatura acadêmica, ou ainda o que os peritos pensam deste tema. Faça uma pesquisa básica sobre o tema, a muitos portais sobre temas específicos, como por exemplo este sobre franquia.


Escolha um tema viável. - Qual seu prazo para execução da tarefa? Provar por exemplo que "todo aumento de moeda resulta em inflação" pode ser apenas um desafio teórico, mas será uma epopéia sem fim no mundo prático... Um tema como "listar as razões da mortalidade das micro-empresas brasileiras" é um trabalho sem fim, pois o tema está mal definido, e são milhares de empresas.

Escolha um tema que agrade ao orientador. Como professor da Central de Ensino, no curso preparatório para a ANPAD, vi pessoas que tinham temas ótimos, mas que nunca vão conseguir levá-los adiante, pois não tem nada haver com o orientador.

2 comentários:

Gustavo disse...

obrigado pelo post. està sendo de grande ajuda!

therezinha disse...

muito bom; ajudou-me a aclarar as ideias