terça-feira, 19 de maio de 2009

Tecnicas projetivas em administração

2.3) Nescafé (café instantâneo) – Caso Haire O estudo sobre o café instantâneo (HAIRE, 1950) consistiu no seguinte: Apresentava-se a um grupo de 50 donas de casa uma lista contendo 6 itens e suas quantidades, listados abaixo: Hambúrguer, Pão, Cenouras, uma lata de fermento, Nescafé, 2 latas de pêssegos e 5 libras de batatas. A outro grupo de 50 donas de casa uma lista idêntica, diferindo apenas na substituição do item Nescafé, por Pó de Café (marca Maxwell). Em seguida era solicitado as mulheres o enunciado. “Leia a lista abaixo. Tente se projetar na situação o máximo possível até que você possa caracterizar a mulher que realizou estas compras. Em seguida faça uma descrição breve de sua personalidade e caráter. Quando possível, indique os fatores que influenciaram no seu julgamento.” (HAIRE, 1950 p.651). As descrições da dona da lista com o Nescafé eram mais negativas, trazendo adjetivos como preguiçosa, ou desleixada, com maior freqüência. A explicação para este fato residia em fatores culturais da época, ligados a imagem da dona de casa carinhosa, em conflito com as mulheres que começavam a questionar seu papel na sociedade. Haire em seguida comparou as compras reais destas 100 mulheres, e verificou que havia realmente uma tendência a não comprar café instantâneo quando a imagem de quem compra este item para a respondente contém traços negativos (p.655). Vale a pena observar que o estudo foi replicado nas décadas posteriores, e as atitudes negativas haviam desaparecido, como conseqüência provável da mudança no papel social da mulher (WEBSTER; PEACHMANN, 1970, p.62).

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